LEITURA DELEITE: Grilo, o adivinho
- parceriapedagogica
- 13 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de jun.

Conheça a história de um sabichão que se deu bem! Baseado na versão contada na ilha de Trinidad, de acordo com o livro Volta ao Mundo em 52 histórias, de Neil Philip.
Era uma vez um mordomo, uma criada e um cozinheiro; eles trabalhavam no castelo de um rei muito poderoso e lhe roubaram o anel mais valioso. O Monarca, para recuperar seu anel, publicou um anúncio em busca de um adivinho que pudesse encontrar a joia.
Um cara chamado Grilo, um marinheiro pobre e faminto que vivia de biscate, viu o anúncio do rei que dizia: "Procura-se adivinho para encontrar anel perdido". Grilo pensou: "Maravilha! Com esse emprego, posso comer três vezes ao dia!!"
Ele se apresentou no palácio como adivinho e foi encarregado de descobrir o paradeiro do anel do rei, que estava desesperado. Grilo estava cansado, então pediu licença para dormir e agir no dia seguinte.
No dia seguinte, o mordomo trouxe o café da manhã e Grilo, pensando nas suas três refeições diárias, exclamou: "Vem o primeiro!". O mordomo, pensando que o adivinho falava sobre ele, ficou impressionado e saiu correndo. Ao meio-dia, a criada trouxe o almoço e Grilo, faminto, disse: "E aí vem o segundo!". A criada, acreditando ter sido desmascarada, ficou assustada e foi embora.
À noite, o cozinheiro trouxe o jantar e Grilo, feliz pela terceira refeição do dia, exclamou: "E aí vem o terceiro!". O cozinheiro ficou tão impressionado que implorou: "Por favor, não conte nada ao rei! Dou-lhe cinquenta dólares por seu silêncio". Grilo, que ficava mais esperto quando estava com a barriga cheia, disse: "Passe o dinheiro e coloque o anel no papo do peru". Depois procurou o rei e disse: “Majestade, eu sei onde está seu valioso anel! Se mandar cortar o papo deste peru, o encontrará!”
O rei ficou impressionado com as "adivinhações" de Grilo e organizou uma festa para seus amigos. No meio da festa, o rei anunciou: “Este é um excelente adivinho! Podem propor qualquer enigma, ele nunca erra!” Então um convidado pegou um grilo no jardim e perguntou ao adivinho: "O que é que eu tenho na mão?". Todos os convidados e o rei observavam, curiosos. Grilo não sabia a resposta e não sabia o que fazer. Depois de um tempo em silêncio, as pessoas passaram a desconfiar e o rei começou a ficar nervoso. Grilo exclamou: "Ai, Grilo, em que mão tu te meteste!". E acertou! O homem abriu a mão e um grilo saiu pulando. Todos aplaudiram, admirados!
O rei, satisfeito, premiou o marinheiro adivinho com uma grande fortuna, que lhe permitiu comer três vezes ao dia pelo resto da vida. E assim Grilo viveu feliz e contente por muitos anos, com a barriga sempre cheia!
Comments