LEITURA DELEITE: Joãozinho Grão-de-Feijão
- parceriapedagogica
- 5 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 7 dias
Essa é uma história popular do folclore europeu, adaptada em várias culturas, inclusive na tradição oral brasileira. Esta versão conta sobre um menino muito pequeno — do tamanho de um grão de feijão — que vive grandes aventuras, entre elas ser engolido por um boi.
Joãozinho Grão-de-Feijão
Era uma vez um casal de camponeses muito bondoso que sonhava em ter um filho. Um dia, finalmente, nasceu um menino... mas ele era tão, tão pequeno que tinha o tamanho de um grão de feijão! Por isso, deram a ele o nome de Joãozinho Grão-de-Feijão.
Apesar do seu tamanho minúsculo, Joãozinho era esperto, curioso e muito valente. Ele vivia aprontando pela casa, entrando em buraquinhos, escondendo-se em lugares inacreditáveis, e sempre deixando seus pais aflitos.
Um dia, enquanto seu pai arava o campo com um boi enorme, Joãozinho quis ajudar. Subiu sorrateiro no chapéu do pai e, quando ninguém viu, escorregou e caiu no meio do feno. O boi, faminto, nem percebeu — comeu o feno e engoliu Joãozinho junto!
Lá dentro do boi, Joãozinho ficou assustado no começo, mas logo usou sua esperteza.
— Ô de casa! — ele gritava lá de dentro do boi — Tem alguém aí? Esse lugar é úmido e cheira a capim velho!
O boi começou a mugir, assustado, sem entender de onde vinha aquela voz.
— Uuuuhhh! Tem um menino dentro de mim! — mugia ele.
O pai de Joãozinho, ouvindo os mugidos estranhos do boi e percebendo que o filho tinha sumido, desconfiou. Aproximou-se e ouviu uma voz fininha vindo da barriga do animal.
— Paiêêê! Tô aqui dentro!
Então, com muito cuidado, o pai chamou um veterinário e conseguiram tirar Joãozinho de lá sem machucar o boi nem o menino.
Quando saiu, todo sujo de capim e rindo da aventura, Joãozinho disse:
— Essa foi por pouco, hein? Mas pelo menos eu descobri que lá dentro é bem quentinho!
Depois desse dia, Joãozinho prometeu que ia ser um pouco mais cuidadoso... mas só um pouco, porque criança curiosa nunca fica parada por muito tempo.
E assim Joãozinho Grão-de-Feijão continuou vivendo muitas aventuras, sempre com coragem, alegria e esperteza.
Fim.

Comments